RSS

ASP.NET MVC – Criando uma aplicação MVC compatível com o Windows Azure

25 jan

 

Olá,

Como na web já existe uma grande diversidade de materiais, artigos e exemplos exemplificando a utilização, adequação e introdução ao Windows Azure, decidi criar este artigo, que tem como objetivo demonstrar como podemos de uma forma muito simples, criar uma aplicação ASP.NET MVC  compatível com a hospedagem no Windows Azure.

Bom, primeiramente precisamos instalar o pacote de ferramentas de trabalho do Windows Azure para o Visual Studio (Windows Azure Tools for Microsoft Visual Studio and SDK), pode-se realizar o download do mesmo clicando aqui.

Com o pacote instalado, vamos abrir o Visual Studio e podemos perceber que existe um novo tipo de template disponível chamado “Cloud”, que nos disponibiliza a criação de projetos do tipo “Windows Azure Project”. Veja na imagem abaixo:

Figura 1.0

Selecionamos então o nome do nosso projeto e clicamos em OK. Note agora que é exibido uma lista com as linguagens disponíveis. Conforme a figura 2.0:

Figura 2.0

Se selecionarmos “Visual C#”, note que é exibido todos os tipos de projetos presentes para a plataforma Windows Azure, vamos selecionar a “ASP.NET MVC 2 Web Role” e adicioná-la a nossa solução. Como na imagem abaixo:

Figura 3.0

OBS: Você deve ter percebido que na imagem acima é exibido projetos com dois tipos de Roles, Web Role e Worker Role, para eventuais dúvidas sobre o que são Roles e as principais existentes dentro do Windows Azure veja este artigo.

Pronto, note que a estrutura de nossa aplicação está criada.

Figura 4.0

 

Foram criados dois projetos, um contendo a estrutura normal de uma aplicação ASP.NET MVC, contendo a mais apenas o arquivo WebRole.cs e um outro projeto, contendo as configurações para a hospedagem no Windows Azure.

 

Atente-se

Para que o Development Fabric crie um Emulador de armazenamento é necessário que haja uma instancia do SQL Server 2005 ou superior na máquina que estiver sendo executado o projeto. Caso não possua uma instância em sua área de trabalho, mas possua um servidor em rede pode utilizar o seguinte código no prompt de comando do SDK do Azure:

DsInit /Server: Nome do Servidor

Caso ocorra algum erro será exibido uma mensagem deste tipo ao rodar a aplicação:

 

Figura 5.0

 

Note agora que, quando rodamos nossa aplicação é iniciado o Emulador para Windows Azure:

Figura 6.0

E nossa aplicação é iniciada com êxito.

Figura 7.0

Conclusão

Neste artigo pudemos criar uma aplicação ASP.NET MVC que pode ser suportada sobre o Windows Azure, explorando a Web Role e utilizando o Emulador para Windows Azure presente no SDK do Azure.

 

Até o próximo artigo.

 

Anúncios
 
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: